sábado, 15 de maio de 2010

REGULAMENTO OFICIAL

CAMPEONATO FUTEBOL MENOR SUÍÇO 2010

Capítulo I - INSCRIÇÕES

Artigo I. A execução do CAMPEONATO MENORES DE FUTEBOL SUÍÇO 2010 será de responsabilidade da Liga Blumenauense de Futebol Sete / Society cabendo a ela a total jurisdição no evento, tendo plenos poderes para, alterar datas, horários e locais dos jogos, definirem situações de impasses, bem como punir e aplicar penas a atletas, dirigentes e equipes que infringirem este regulamento. Poderá liberar atletas ou equipes, de itens abaixo relacionados, bem como vetar a participação de equipes ou atletas quando achar necessário, enfim, terá totais poderes sobre a competição toda a organização, execução, súmula, entre outros.


Artigo II. As categorias a serem disputadas serão: SUB 09, SUB 11, SUB 13, SUB 15 e SUB 17, independente do sexo (masculino ou feminino).


Categoria => SUB 09
A partir de 2001
Bola nº 04 (tamanho)

Categoria =>SUB 11
Nascidos em 1999 e 2000
Bola nº 04 (tamanho)


Categoria =>SUB 13
Nascidos em 1997 e 1998
Bola nº 05 (tamanho)

Categoria =>SUB 15
Nascidos em 1995 e 1996
Bola nº 05 (tamanho)

Categoria =>SUB 17
Nascidos em 1993 e 1994
Bola tamanho adulto


Obs.: O tamanho da bola não será cobrado. O árbitro exigirá uma bola em condições de jogo em cada partida.

Artigo III. A Ficha de Inscrição de Atletas que participarão do CAMPEONATO MENORES DE FUTEBOL SUÍÇO 2010 devera ser entregue no primeiro jogo de cada equipe (categoria), após esta data os atletas só poderão participar dos jogos se forem inscritos pela L.B.F.S.S. através de seu e-mail, ligabfss@hotmail.com


Artigo IV. Taxa de inscrição por categoria: R$ 50,00 (Cinqüenta Reais), podendo efetuar o pagamento junto aos árbitros nos dias dos jogos até o dia 13 de junho do ano corrente.


Capítulo II – FORMA DE DISPUTA
Artigo V. As categorias O campeonato será disputado em 02 (duas) fases de acordo com os seguintes artigos abaixo relacionados:

A 1ª FASE será de 01 (um) turno onde todos jogam contra todos. A 2ª FASE será definida por categoria conforme segue:

- CATEGORIA SUB 09 e SUB 17: Classificam 04 (quatro) equipes para as finais que será da seguinte forma: semifinal (1ºx 4º e 2º x 3º) e final. Sendo que a equipe que somar mais pontos fará as finais em seu clube.

- CATEGORIA SUB 11, SUB 13 e SUB 15: Classificam 06 (seis) equipes para a 2ª FASE, formam 2 (duas) chaves de 3 (três) equipes (chave A: 1º- 4º - 6º), (chave B: 2º - 3º - 5º). Jogam entre si na chave (apenas 1 turno) no mesmo dia, no clube de quem fez mais pontos na competição. Classificam-se os 02 (dois) primeiros de cada chave para as finais que será da seguinte forma: semifinal (1ºA x 2ºB e 1ºB x 2ºA ) e final. Sendo que as finais serão no clube que somou mais pontos na 1ª Fase e ainda estiver disputando as finais.

Em caso de empate, a decisão será por SHOOT OUT (1x1- cobrança alternada até que conheça o vencedor).

Na categoria SUB 09, quando houver a necessidade de um vencedor na partida, deverá ser efetuado 03 penalidades máximas para cada equipe, persistindo o empate, cobrança alternada até que conheça o vencedor.

Parágrafo Único: Vitória: 03 pontos Empate: 02 pontos (vencedor do SHOOT OUT); Empate: 01 ponto (perdedor do SHOOT OUT); Derrota: 00 ponto.

Artigo VI. Os Clubes poderão inscrever na Súmula dos jogos até 15 (quinze) atletas, 08 (oito) que entrarão jogando e 07 (sete) reservas, as substituições durante a partida serão ilimitadas sendo que o atleta que saiu poderá retornar na mesma partida.


Artigo VII. Tempo de Partida para cada categoria:


- SUB 09: 30 minutos, sendo dois tempos de 15 minutos;

- SUB 11: 30 minutos, sendo dois tempos de 15 minutos;

- SUB 13: 40 minutos, sendo dois tempos de 20 minutos;

- SUB 15: 50 minutos, sendo dois tempos de 25 minutos;

- SUB 17: 50 minutos, sendo dois tempos de 25 minutos.

Artigo VIII. CRITÉRIOS DE DESEMPATE:


1º Maior número de vitórias;

2º Saldo de gols;

3º Menor número de gols sofridos;

4º Maior número de gols marcados;

5º Sorteio.

Artigo IX. Em todas as partidas do campeonato, as equipes deverão entregar ao árbitro responsável, um documento de identificação do atleta com foto (Carteira de Identidade, Passaporte, Carteira de Trabalho ou fotocópia autenticada dos mesmos). Só poderão estar no banco de reservas o técnico – professor, e um auxiliar (massagista), identificado com documento.


Artigo X. Campo de Jogo: Largura Mínima: 25 metros – Comprimento Mínimo 45 metros.


Artigo XI. Nº de atletas por categorias: 25 alunos-atletas na ficha de inscrição, sendo que nas partidas, apenas 15 alunos-atletas poderão estar relacionados na súmula e participar do jogo. Em todas as categorias, as equipes terão que ter no mínimo 08 atletas (um dos quais será obrigatoriamente o goleiro).




Capítulo III – PARTE TÉCNICA

Artigo XII. Taxa de arbitragem: O Borderô a ser pago pelo clube mandante do jogo deverá ser efetivado até o intervalo das partidas junto ao árbitro do jogo somente em dinheiro, sob pena da partida não recomeçar. Sub 09, Sub 11 serão R$ 35,00; Sub 13 será R$ 40,00 e no Sub 15 e Sub 17 será R$ 45,00. Sendo que sempre haverá dois árbitros nas rodadas, para que um possa ser o anotador. Caso na rodada houver apenas uma partida, o clube mandante será responsável em colocar uma pessoa como anotador.


Artigo XIII. Questões técnicas do jogo: a) lateral com a mão. b) Escanteio com o uso dos pés. c) Todas as faltas serão tiro livre indireto, inclusive o escanteio. d) No Sub 09 o goleiro poderá executar o tiro de meta com os pés (quebrando). e) Ficam estabelecidos os seguintes cartões: amarelo: advertência; Vermelho: expulso, não podendo repor atleta.


Artigo XIV. O atleta que receber o cartão vermelho cumprirá suspensão automática na partida subseqüente, o atleta que tomar três cartões amarelo cumprirá suspensão automática na partida subseqüente, o atleta que for expulso ou suspenso não poderá atuar em nenhuma categoria posterior na mesma rodada que cumpre automaticamente a suspensão.


Parágrafo Único: É de responsabilidade das equipes fazer a conferência dos cartões que os atletas venham a receber durante a competição.

Artigo XV. Nenhum atleta, dirigente ou qualquer integrante de equipe após ter participado de um jogo do campeonato por uma equipe não poderá em hipótese alguma fazer parte de uma partida que não seja a sua, sob pena de ser excluído da competição.


Artigo XVI. Uniformes: As equipes deveram apresentar-se uniformizadas em campo (camisas numeradas, calção e meião). Não será permitido o uso de chuteiras com trava. A caneleira será de uso obrigatório.


Artigo XVII. Datas dos jogos: Sábados ou Domingos. Em caso de chuva ou outro empecilho que não possa ser realizado a rodada, a mesma poderá ser efetuada durante a semana, desde que haja comum acordo com as equipes e o encerramento das partidas não poderão passar das 22 horas. Somente haverá mudança de data de algum jogo com concordância das 02 equipes. Em caso de chuva: adiamento e remarcação das partidas em locais a combinar com as equipes. As rodadas posteriores continuam.


Artigo XVIII. Haverá uma tolerância de 15 minutos para o início de cada partida, respeitando os horários na tabela. A equipe que praticar W x 0, na competição, perderá os pontos daquela partida e o placar será de (3 x 0). Os gols do W x O (3 x 0) valerão para critérios de desempate, mas não ira para artilheiro e não contarão como gol tomado para goleiro, apenas para pontuação. Caso uma equipe venha a desistir da competição terá seus jogos anulados e a mesma será punida com o afastamento de todas as competições promovidas pela L.B.F.S.S., por um período determinado em julgamento.


Parágrafo Único: A prática do W x 0 existindo, da mesma forma a equipe mandante terá que pagar a equipe de arbitragem.

Artigo XIX. Os alunos-atletas estão impedidos de participarem da competição por mais de 01 (uma) equipe, a partir da participação no campeonato. Sendo o aluno-atleta eliminado da competição. A equipe infratora perde os pontos.


Artigo XX. Alteração de documentos: em caso de alteração de documentos do aluno-atleta, para fins de vantagem sobre a idade alterada, o professor responsável e o diretor esportivo (caso não tenha diretor, o presidente) da entidade serão penalizados com a eliminação de todas as categorias de sua equipe da competição, e o clube junto com o professor serão suspensos de quaisquer eventos realizados pela Liga ou Federação por tempo a ser determinado por julgamento.



Artigo XXI. Os casos omissos da competição serão resolvidos pela L.B.F.S.S.